sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Os Godoy de Pindamonhangaba no Grito do Ipiranga

(Publicado originalmente em: http://www.cbg.org.br/godoys-de-pindamonhangaba-no-grito-do-ipiranga)

 
Independência ou Morte, Pedro Américo (1888). Museu Paulista da USP


Motivado pelas festividades do 7 de setembro, e por uma antiga curiosidade, fui buscar a origem daqueles dois Godoys da guarda de honra de D. Pedro I, presentes no momento do grito do Ipiranga, retratados no célebre quadro de Pedro Américo. D. Pedro, dias antes, havia passado por Pindamonhangaba, e à sua guarda de honra juntaram-se quatorze moços de boas famílias da cidade.
Dentre quatorze membros da guarda de honra oriundos de Pindamonhangaba, quatro estavam ausentes no momento histórico protagonizado por nosso Imperador. Os dez presentes eram os seguintes: Coronel Manuel Marcondes de Oliveira e Mello, Sargento Mor Domingos Marcondes de Amaral, Tenente Mor Francisco Bueno Garcia Leme, Capitão Manuel de Godoy Moreira, Capitão João Monteiro do Amaral, Capitão Benedito Correa da Silva , Alferes Manoel Ribeiro do Amaral, Alferes Adriano Gomes Viera de Almeida, Antônio Marcondes Homem de Mello, Miguel de Godoy Moreira e Costa.
Tanto o Capitão Manuel de Godoy Moreira quanto Miguel de Godoy Moreira e Costa são encontrados na Genealogia Paulistana (GP), de Silva Leme. Miguel é citado como Alferes na GP (título, talvez, adquirido posteriormente ao 7 de setembro de 1822, já que não citado naquele momento. GP. Vol. V, p. 194).
Manuel e Miguel são primos-irmãos, tanto por parte de sua ascendência varonil quanto por suas mães (portanto, guardam obviamente a mesma genealogia a partir de seus mesmos quatro avós) e eram jovens solteiros à época, já que consta na GP o casamento de Manuel no ano de 1830 (GP. Vol.V, p. 191), com Ana Francisco dos Santos, filha de Francisco Xavier dos Santos e de Bernardina Marcondes dos Santos;  e o de Miguel no ano de 1829 (GP. Vol. V p. 194) com a jovem pindamonhangabense Ana Maria Leite, filha do Alferes Ignacio da Silva Martins e de Maria Leite de Mendonça.
O Capitão Manuel de Godoy Moreira era filho do Licenciado Capitão José de Godoy Moreira e Costa, e de Clara Francisca de Oliveira Neves (filha do Ajudante Manoel de Oliveira Neves e de Ana Joaquina Correa), casados em Pindamonhangaba no ano de 1790. Manuel é o segundo entre os sete filhos do casal. (GP. Vol. V, pp. 186-7)
o Alferes Miguel de Godoy Moreira e Costa era filho do Capitão Miguel de Godoy Moreira, nascido em 1756 e falecido em 1841 em Pindamonhangaba, e de Maria Antonia de Oliveira (filha do Ajudante Manoel de Oliveira Neves e de Ana Joaquina Correa) (GP. vol V p. 192). O Alferes Miguel era o quarto entre os dez filhos do casal (GP. Vol. V pp. 192-5) e era irmão, entre outros, do Comendador Capitão Antonio de Godoy Moreira, pai do Dr. Miguel de Godoy Moreira e Costa, ministro do Tribunal de Justiça de São Paulo, casado com a filha do 2.º barão e depois visconde de Pindamonhangaba, Francisco Marcondes Homem de Mello (irmão de Manoel Marcondes Homem de Mello, que acompanhava D. Pedro no Ipiranga) (GP. Vol V, pp. 192-3 e Vol III, pp.266-7).
Por seu lado paterno (primos-irmãos que eram), são ambos netos do Tenente Manoel da Costa Paes e de Izabel Cardoso Leite (GP, Vol. V 186). O Tenente Manoel da Costa Paes é filho (GP. Vol. V, p. 185) de Francisca Romeiro Velho  e do Ten. Cel. Antonio da Cunha Portes Del´Rey, este da família dos Gagos de São Paulo (filho de Batholomeu da Cunha Gago e de Maria Portes de El Rey, seguindo por linha varonil até os primeiros do título Cunhas Gagos da GP: Henrique da Cunha e sua mulher Filipa Gago. Tit. Cunhas Gagos: GP Vol. V, pp. 03 – 213). A partir daí há uma quebra de varonia nos Godoy do grito do Ipiranga.
Seguindo-se, portanto, a linhagem da esposa do Tenente Manoel da Costa Paes:
Izabel Cardoso Leite, a avó dos moços da comitiva de D. Pedro, é filha do Capitão Miguel de Godoy Moreira e de Maria Leite de Araújo (filha de Antonio Ferraz de Araújo e de Maria Pires), de onde se pode ver que o sobrenome Godoy tem origem na avó dos dois jovens em estudo (GP. Vol. V, p. 186). Deste modo, pela linha dos Godoy, temos que:
  • O Capitão Miguel de Godoy Moreira é filho de Ignacio de Godoy Moreira e de Catharina Unhate de Medeiros. (GP. Vol II, p 549).
  • Ignacio de Godoy Moreira, por sua vez, é filho de Gaspar de Godoy Moreira e de sua mulher Anna de Alvarenga. (GP. Vol II, p. 10-13).
  • Finalmente, Gaspar de Godoy é filho de Balthazar de Godoy, o primeiro do título Godoy citado na GP e na Nobiliarquia Paulistana de Pedro Taques. (GP. Vol VI, p. 3)
Dos Godoy de Pindamonhangaba até o primeiro Godoy vindo para o Brasil passaram-se sete gerações.

Fonte: Silva Leme, Genealogia Paulistana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os antepassados de Domingos de Sousa Rocha e a origem da família Sousa Rocha de Viamão

A família Sousa Rocha, especialmente localizada em Viamão, mas também com ramificações em outras cidades, como São Borja, tem como seu patri...