segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Os antepassados de João Francisco Mendes: Cidade de Felgueiras, Distrito do Porto.




João Francisco Mendes: síntese biográfica.

João Francisco Mendes, também nomeado como João Francisco Mendes de Sampaio na habilitação do neto (o padre João Paulo Xavier, logo abaixo), é citado na
Genealogia Paulistana de Silva Leme no título Godoys, à página 146, volume VI:

"3-7 Sebastiana Ribeiro de Moraes casou em 1761 em Parnaíba com João Francisco Mendes, natural de Portugal, f.º de Manoel Francisco e de Maria Mendes. Teve q. d.:
4-1 Anna Pires de Godoy casada com Francisco Xavier da Silva f.º de Manoel da Silva Leme e de Maria Ribeiro de Proença. Teve q. d.:
5-1 João Paulo Xavier, habilitado de genere."

Nascido no lugar da Devesa, freguesia da Refontoura, Felgueiras, em 25 de novembro de 1736, veio para o Brasil, conforme se depreende de seu processo de matrimônio, ainda menino de idade de 12 anos. De sua aldeia natal, partiu para Lisboa onde, depois de 2 meses, embarcou em direção ao Rio de Janeiro e dali para a vila de Santos, tendo permanecido por cerca de um mês em cada uma das paragens para finalmente estabelecer-se em Santana de Parnaíba, São Paulo onde vivia, até seu matrimônio, com seu primo João Martins (um João Martins, soldado e originário da Parnaíba, morre em Porto Alegre em 13.3.1776, aos 30 anos e poderia ser o tal primo, o que justificaria também a ida do filho de João Francisco Mendes para o Sul do Brasil). Aprende as primeiras letras em Santana de Parnaíba, sob a condução de Antonio Bernardino de Sena, que durante a década de 1750 era escrivão de Órfãos e escrevente da Junta Administrativa da vila. João Francisco Mendes casa-se em 28 de novembro de 1761, na mesma vila de Parnaíba, com Sebastiana Ribeiro de Moraes, de tradicional família paulista, ele com 25 anos ela com 36 anos. A esposa era filha do capitão José de Godoy Colaço e de Ana Pires Ribeiro, neta paterna do Tenente-General Gaspar de Godoy Colaço (aquele que matou Pedro de Camargo e que recebeu a patente de General após chefiar a bandeira em busca das minas de prata no sertão da Vacaria) e de Sebastiana Ribeiro de Moraes, neta materna do Capitão Salvador Jorge Velho (descobridor das minas de ouro em Curitiba, etc.) e de Margarida da Silva, todos eles presentes na Genealogia de Silva Leme.
Em Santana de Parnaíba, João Francisco Mendes será proprietário de uma loja de tecidos, conforme depoimentos na habilitação de genere do neto já referido. Em torno de 1765 mudar-se-ia para a cidade de Itu, onde provavelmente morreu. A esposa morre em 28 de maio de 1797 em Santana de Parnaíba (sepultada na Capela de Santo Antonio de Piracicaba), no estado de viúva, sem que tenhamos localizado o óbito de João Francisco Mendes.
João Francisco Mendes e Sebastiana Ribeira teiveram três filhos:

- O primogênito e único varão, nascido em 1763 em Santana de Parnaíba, adotara o sobrenome materno (mais importante que o do pai, na São Paulo colonial): Manuel José de Godoy. O filho repetirá a aventura paterna e também sairá de sua terra natal, mas em direção ao sul do Brasil onde constituirá grande prole, casando-se com uma neta de casais açorianos, Helena Rosa da Conceição, tendo oito filhos, três deles tendo deixado descendência aos dias de hoje. Descendo dele por varonia - é a origem de um dos ramos da família Godoy do Rio Grande do Sul.

- a filha Ana Pires de Godoy, nascida em Santana de Parnaíba em 1764, lá se casa com Francisco Xavier da Silva (é sua terceira esposa) a 15 de abril de 1788. Tem ao menos 7 filhos, entre eles o Padre João Paulo Xavier (cavaleiro professo da Ordem de Cristo, Amigo do regente Padre Feijó, Juiz de Órfãos em Itu, Juiz de Paz, Suplente do Juiz Municipal, Vereador, Vigário em Itu, Mestre de latim da cidade, Diretor da "Casa das Educandas") e sua irmã Teresa Jesus Xavier, inventariante do irmão. Não temos conhecimento se a família deixou descendência por algum dos filhos de Ana Pires.

- A filha Maria Francisca de Godoy, nascida em Itu, em 1766. Casa-se em 1784 com Jesuíno Francisco de Paula Gusmão. O casal tem cinco filhos e Maria morre aos 26 anos em 1793. Jesuíno, seguindo sua vocação, torna-se frei, o Frei Jesuíno do Monte Carmelo, Pintor, arquiteto, músico, Frei Jesuíno é fundador da Comunidade dos Padres do Patrocínio, a qual pertenceu o regente Feijó. Mario de Andrade dedicou uma obra ao artista, espécie de Aleijadinho paulista. Ao pintar o teto da Igreja de Nossa Senhora do Carmo de Itu, representou Nossa Senhora e aos anjos que a circundam à imagem de sua esposa e filhos, e por isso temos a imagem de Maria Francisca, a filha de João Francisco Mendes e de seus netos. Sabemos que um dos filhos de Maria Francisca e do Frei Jesuíno casou-se, tendo os outros filhos seguido o sacerdócio e a carreira artística do pai. Não conhecemos descendência desse filho, que contraiu matrimônio com Teodora Maria Justina, natural de Porto Feliz, São Paulo, em 1817.

Teto da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Itu, São Paulo


Os antepassados de João Francisco Mendes.

Os antepassados de João Francisco Mendes concentram-se em Felgueiras, espalhando-se, através das gerações e dos ramos familiares, entre as várias freguesias do município. Basicamente, descende de gente ligada à terra, possivelmente pequenos proprietários, gente sem grande nome, posses e sem títulos nobiliárquicos, mas possivelmente de longa permanência no Norte de Portugal. Através de testes de genealogia genética, sabemos que sua varonia liga-se ao tradicional R1b, que tem origem no grande fluxo Europeu Ocidental estabelecido na última glaciação, frequentemente relacionado à cultura Celta.

Segue, então, o que conseguimos apurar de seus antepassados.



Primeira geração


1. João Francisco Mendes de Sampaio, filho de Manoel Francisco e Maria Mendes , nasceu a 25 Nov 1736 em Refontoura, Felgueiras, foi baptizado a 28 Nov 1736 em Freguesia de Refontoura, então Comarca de Guimarães, Arcebispado de Braga, Portugal, e faleceu entre 1769-1797.

Notas gerais:
Batismo
Padrinhos: João Dias, solteiro do lugar da Devesa filho de Costodia Brochada, viúva, e Jacintha, solteira, filha de Martinho Carvalho e de sua mulher Antonia Peyxota do lugar de Zebros todos desta freguesia





Segunda geração (Pais)


2. Manoel Francisco, filho de Bernardo de Sampayo e Mariana Francisca, nasceu a 14 Ago 1712 em Refontoura, Felgueiras, foi baptizado a 15 Ago 1712 em Refontoura, Felgueiras,, faleceu a 20 Set 1809 em Refontoura, Felgueiras com 97 anos de idade, e foi sepultado a 21 Set 1809 em Paroquia da Refontoura.

Notas gerais:
Batismo
Padrinhos: Domingos da Costa, do lugar do Pedregal e Catarina Francisca, viúva do lugar do Codeçal.

Óbito:
Manoel Francisco, viúvo do lugar da Devesa faleceu com todos os sacramentos, foi sepultado na Igreja.
Seu filho solteiro Antonio Francisco Mendes fez-lhe o “bem d'alma”, mandou dizer cem Missas pela
sua Alma, duas pela de seu pai duas pela de sua mae, duas pela de seu filho Manoel, duas pela de sua mulher.

Manoel casou com Maria Mendes a 1 Nov 1733 em Refontoura, Felgueiras.

Notas sobre o casamento:
Padrinhos: Domingos Pinheiro e Matias de Carvalhais.

Filhos deste casamento:

1 i. João Francisco Mendes de Sampaio
ii. Anna Maria nasceu a 10 Jun 1739 em Refontoura, Felgueiras, foi baptizada cerca de 20 Jun 1730 em Refontoura, Felgueiras,, faleceu a 3 Fev 1813 em Airaes, Felgueiras com 73 anos de idade, e foi sepultada a 5 Fev 1813 em Igreja de Airães.
iii. Manoel Francisco nasceu a 9 Out 1742 em Refontoura, Felgueiras, foi baptizado a 14 Out 1742 em Refontoura, Felgueiras,, faleceu a 15 Nov 1805 em Refontoura, Felgueiras com 63 anos de idade, e foi sepultado a 16 Nov 1805 em Paroquia da Refontoura.
iv. Quitéria Maria nasceu a 10 Jul 1745 em Refontoura, Felgueiras, foi baptizada a 10 Jul 1745 em Refontoura, Felgueiras,, faleceu a 3 Out 1808 em Refontoura, Felgueiras com 63 anos de idade, e foi sepultada a 5 Out 1808 em Igreja de São Cipriano da Refontoura.
v. Antonio Francisco Mendes nasceu a 5 Mar 1748 em Refontoura, Felgueiras, foi baptizado a 7 Mar 1748 em Refontoura, Felgueiras,, faleceu a 15 Abr 1818 em Refontoura, Felgueiras com 70 anos de idade, e foi sepultado a 17 Abr 1818 em Igreja de São Cipriano da Refontoura.
vi. José nasceu a 13 Out 1750 em Refontoura, Felgueiras, foi baptizado a 18 Out 1750 em Refontoura, Felgueiras, e faleceu a 30 Ago 1754 em Refontoura, Felgueiras com 3 anos de idade.

3. Maria Mendes, filha de Martinho Carvalhoe Antonia Peixota, nasceu a 6 Dez 1709 em Refontoura, Felgueiras, foi baptizada a 13 Dez 1709 em Refontoura, Felgueiras,, faleceu a 2 Jan 1782 em Refontoura, Felgueiras com 72 anos de idade, e foi sepultada a 3 Jan 1782 em Paroquia da Refontoura.

Notas gerais:
Padrinhos:
Manoel da Costa mercador morador em lugar de lixa
e
Isabel solteira filha de João Ribeiro do lugar do Pinheiro desa dita freg de Refontoura.

Óbito:
Faleceu com todos os Sacramentos, foi sepultada na Igreja da freguesia, seu marido foi obrigado a fazer-lhe o bem d'alma.

Na habilitação do neto, dizem que era do lugar de Azevedos, Refontoura.


Terceira geração (Avós)


4. Bernardo de Sampayo, filho de Antonio Martins de Penido e Maria de Sampayo, nasceu em Lugar de Penido, Lagares, foi baptizado a 6 Jun 1672 em Lagares, e faleceu a 16 Dez 1732 em Refontoura, Felgueiras com 60 anos de idade.

Notas gerais:
Batismo
padrinhos Bernardo soleiro da freg. de Varziella e Cezilia, “criada minha” (do pároco)

Óbito:
Faleceu com todos os sacramentos e com testamento, viúvo.
Deixou doze mil reis pera os oficios e rezas costumadas. Se lhe diga missas: uma missa ao senhor da
Prisão, outra a Senhora de Pedramaria. Nomeou a sua fazenda o seu filho Manoel com condição que ele daria a
seus irmãos oitenta mil reis cada um.

Bernardo casou com Mariana Francisca a 22 Dez 1708 em Refontoura.

Notas sobre o casamento:
Testemunhas o Padre Francisco Ferreira do lugar de Pinheiro, freguesia de Santa Maria de Airães e Domingos Brás da freguesia de São Jorge da Varzia e Antonio Carvalho da dita freguesia e Francisco Xavier familiar do dito Abbade e Jeronima solteira do dito lugar da Devesa.

Filhos deste casamento:

2 i. Manoel Francisco
ii. Mariana nasceu a 5 Dez 1713 em Refontoura, Felgueiras, e foi baptizada a 7 Dez 1713 em Refontoura, Felgueiras.
iii. Maria nasceu a 11 Jan 1716 em Refontoura, Felgueiras, e foi baptizada a 13 Jan 1716 em Refontoura, Felgueiras.
iv. Manoel nasceu a 14 Set 1719 em Refontoura, Felgueiras, e foi baptizado a 17 Set 1719 em Refontoura, Felgueiras.
v. Francisco nasceu a 20 Dez 1721 em Refontoura, Felgueiras, e foi baptizado a 22 Dez 1721.
vi. José nasceu a 13 Abr 1724 em Refontoura, Felgueiras, e foi baptizado a 15 Abr 1724 em Refontoura, Felgueiras.

5. Mariana Francisca, filha de Manuel Bras e Catarina Francisca, nasceu em Refontoura, e faleceu a 20 Jul 1730 em Refontoura, Felgueiras.

Notas gerais:
Óbito:
Faleceu com todos os sacramentos e sem testamento.
Não deixou missas e foi sepultada na Igreja.
Ficou seu marido empossado nos seus bens.


6. Martinho Carvalho, filho de Antonio Carvalho e Maria Martins, nasceu em Refontoura, Felgueiras, faleceu a 20 Fev 1761 em Refontoura, Felgueiras, e foi sepultado a 27 Fev 1761 em Paroquia da Refontoura.

Notas gerais:
Do lugar do Zebros. Refontoura. Felgueiras.

Óbito:
Casado com Antonia Peixota, faleceu com o sacramento da penitência e unção, não recebeo o da comunhão por
nao poder, foi sepultado na paroquia da freguesia, não fez testamento.

Martinho casou com Antonia Peixota a 22 Fev 1707 em Santa Marinha da Pedreira.

Notas sobre o casamento:
Testemunhas presentes Francisco Machado, João Mendes.

Filhos deste casamento:

i. Antonio nasceu a 7 Dez 1707, e foi baptizado em Refontoura, Felgueiras.
3 ii. Maria Mendes
iii. Jacinta nasceu a 20 Mar 1712 em Refontoura, Felgueiras, e foi baptizada a 21 Mar 1712 em Refontoura, Felgueiras.
iv. Martinho nasceu a 5 Nov 1714 em Refontoura, Felgueiras, e foi baptizado a 11 Nov 1714 em Refontoura, Felgueiras.
v. Manoel Carvalho nasceu a 14 Nov 1717 em Refontoura, Felgueiras, foi baptizado a 17 Nov 1717 em Refontoura, Felgueiras, e faleceu em 1753 em Reino de Castilha com 36 anos de idade.
vi. Quitéria nasceu a 18 Dez 1719 em Refontoura, Felgueiras, e foi baptizada a 27 Dez 1719 em Refontoura, Felgueiras.
vii. José Faleceu a 15 Ago 1740 em Refontoura, Felgueiras.
viii. João Faleceu em 1755 em Lisboa, Portugal.
ix. Costódia Maria

7. Antonia Peixota, filha de Amador Mendes e Antonia Peixota, nasceu em Santa Marinha da Pedreira, foi baptizada a 29 Jul 1685 em Pedreira, Felgueiras,, faleceu a 14 Jan 1768 em Refontoura, Felgueiras com 82 anos de idade, e foi sepultada a 20 Jan 1768 em Paróquia da Refontoura.

Notas gerais:
Batismo:
Padrinhos: Manuel Pereira, do lugar do Souto, e Maria Mendes, do lugar do Tarrio, mulher de António Leão.
Óbito:
Antonia Peixota viuva de Martinho Carvalho, faleceu com todos os sacramentos , sepultado na Igreja
da freguesia. Fez testamento seu copiado nos livros deles.



Quarta geração (Bisavós)


8. Antonio Martins de Penido, filho de Gonçalo Rodrigues , nasceu em 1642 em Varziela, Felgueiras, foi baptizado a 8 Mar 1642 em Varziela, Felgueiras, e faleceu a 20 de set. de 1705 em Varziela, Felgueiras com 86 anos de idade.

Notas gerais:
Um Antonio Martins aparece como testemunha de uma hab. de genere na Varziela, em 1680:
"Antonio Martins, lavrador e morador no lugar de Nespereira desta freguesia e dela natural (...) da idade de sessenta e cindo anos, mais ou menos."
Um Antonio Martins aparece como testemunha de uma hab. de genere na Varziela em 1728:
"Antonio Martins, lavrador natural e morador no lugar de cima da Vila, 54 anos"

Batismo:
Padrinhos: Antonio Gonçalvees da Figueira e Catarina Martins, viúva moradora no assento da Igreja.
(será a madrinha sua avó materna? paterna?)

No casamento do filho, morava no lugar do Penedo em Lagares, daí seu apelido.

Casamento:
Testemunhas Francisco Diniz de Torrados e
João Teixeira de Margarida.

ma.


Antonio casou com Maria de Sampayo a 26 Mai 1670 em Lagares.

Notas sobre o casamento:
Testemunhas:
Francisco Diniz de Serrados
João Teixeira de Margaride

Filhos deste casamento:

4 i. Bernardo de Sampayo
ii. Caterina foi baptizada a 24 Mar 1675 em Lagares.

9. Maria de Sampayo, filha de António Dinis e Francisca de Sampayo, nasceu em Lagares, foi baptizada a 28 Set 1631 em Lagares, e faleceu em Mai 1687 em Lagares com 55 anos de idade.

Notas gerais:
Batismo:
Padrinhos:
Antonio Gonçalves do Cem e Paula Carneira, filha de Catarina Jorge do Assento.

Viúva de João Francisco, quando do casamento.

Óbito:
Com todos os sacramentos.

Maria casou-se com João Francisco, filho de Amador Fernandes e Maria Francisca, a 20 Mai 1657 em Lagares.

Maria a seguir casou com Antonio Martins de Penido a 26 Mai 1670 em Lagares.

10. Manuel Bras, filho de Domingos Bras e Maria Dias , nasceu em São Jorge da Varzea.

Notas gerais: Ou Manuel Dias (segundo transcrição Arquivo DIstrital do Porto).

Manuel casou com Catarina Francisca a 11 Fev 1691 em Refontoura, Felgueiras.

Notas gerais do casamento:
Testemunhas: André Ribeiro e Joseh Ribeiro.

Filhos deste casamento:

5 i. Mariana Francisca
ii. Manuel foi baptizado a 30 Set 1700 em Refontoura.
iii. Francisca foi baptizada em Jan 1703 em Refontoura.
iv. Ventura foi baptizado a 4 Ago 1705 em Refontoura, Felgueiras.

11. Catarina Francisca, filha de Antonio João e Domingas Francisca, nasceu em Refontoura, Felgueiras.


12. Antonio Carvalho, filho de Gaspar Carvalhoe Ana Ribeira .


Antonio casou com Maria Martins a 28 Jul 1678 em Refontoura, Felgueiras.

Filho/a deste casamento:

6 i. Martinho Carvalho [59816]

13. Maria Martins, filha de João Ribeiro e Isabel Martins .



14. Amador Mendes, filho de Francisco da Costa e Maria Mendes, foi baptizado a 26 Set 1638 em Pedreira, Felgueiras,, e faleceu antes de 1707.

Notas gerais:
Padrinhos:
Frutuoso, filho de Gonçalo Vieira, e Catarina, solteira, do dito lugar.

Do lugar do Souto


Amador casou com Antonia Peixota a 20 Jan 1672 em São Tiago de Rande, Felgueiras.

Filhos deste casamento:

i. Maria foi baptizada a 23 Dez 1672 em Pedreira, Felgueiras.
ii. Águeda Peixoto foi baptizada a 11 Fev 1674 em Pedreira, Felgueiras,, e faleceu a 9 Jul 1741 em Pedreira, Felgueiras com 67 anos de idade.
iii. Manuel Mendes Peixoto foi baptizado a 3 Abr 1675 em Pedreira, Felgueiras.
iv. Maria nasceu a 2 Jun 1676 em Pedreira, Felgueiras, e foi baptizada a 6 Jul 1676 em Pedreira, Felgueiras.
v. Simão foi baptizado a 26 Jun 1678 em Pedreira, Felgueiras.
vi. Maria foi baptizada a 7 Jan 1680 em Pedreira, Felgueiras.
vii. Antonio Mendes foi baptizado a 11 Jan 1682 em Pedreira, Felgueiras,, e faleceu depois de 1718 com 36 anos de idade.
7 viii. Antonia Peixota
ix. Amador foi baptizado a 12 Abr 1689 em Pedreira, Felgueiras.

15. Antonia Peixota, filha de Antonio Peixoto e Maria Sodré, nasceu a 29 Out 1644 em Felgueiras, Rande, e faleceu a 16 Set 1718 em Pedreira, Felgueiras com 73 anos de idade.

Notas gerais:
Óbito:
Faleceu em 1718-09-16 no lugar do Souto. Os bens da sua alma foram feitos pelo seu filho António Mendes.

http://geneall.net/pt/nome/2545646/antonia-peixoto/


Quinta geração (Trisavós)


16. Gonçalo Rodrigues nasceu em Varziela, Felgueiras, e faleceu em Dez 1658 em Varziela, Felgueiras.

Notas gerais:
Nos registros, como costume da época, não é citado o nome da esposa. Gonçalo Rodrigues é meu antepassado varonil mais antigo. Não se conhece suas ascendência.


Filhos desse:

i. Maria foi baptizada em Jul 1632 em Varziela, Felgueiras.
ii. Salvador foi baptizado a 22 Jul 1633 em Varziela, Felgueiras,, e faleceu a 24 Dez 1650 em Varziela, Felgueiras com 17 anos de idade.
iii. Maria foi baptizada a 23 Dez 1638 em Varziela, Felgueiras.
8 iv. Antonio Martins de Penido
v. Catarina foi baptizada a 12 Mai 1647 em Varziela, Felgueiras.





18. António Dinis, filho de Antonio Dinis e Francisca Martins .

Notas gerais: moradores na Quinta do Cem.

António casou com Francisca de Sampayo a 15 Mar 1627 em Lagares.

Notas sobre o casamento: Foram testemunhas Jorge Martins de Sampayo e sua mulher Susana Barbosa, moradores na vila de Guimarães, Baltazar Dinis, António Gonçalves seu genro e Domingos Francisco, todos de Lagares.

Filhos deste casamento:

9 i. Maria de Sampayo
ii. Francisco foi baptizado a 25 Fev 1629.
iii. Francisca de Sampayo

19. Francisca de Sampayo, filha de Sebastião Fernandes e Catarina Jorge.



20. Domingos Bras, filho de Manoel Bras e Maria Antonia, nasceu em Santa Maria de Padroso.

Notas gerais:
De Santa Maria de Pedroso, atual Pedroso.
Morador, no casamento do fiho, do lugar de Varziel freguesia de São Jorge de Várzea (atual Várzea).


Domingos casou com Maria Dias a 9 Abr 1662 em São Jorge da Varzea.

Notas sobre o casamento:
testemunhas:
João de Freitas de Sampayo e Antonio da Costa solteiro irmão da esposa.

Filho/a deste casamento:

10 i. Manuel Bras

21. Maria Dias, filha de Francisco Fernandes e Domingas Dias, nasceu em São Jorge da Varzea.


22. Antonio João, filho de Marcos João e Catarina Rodrigues.

Notas gerais: do lugar da Devesa

Antonio casou com Domingas Francisca a 8 Dez 1642 em Refontoura, Felgueiras.

Filho/a deste casamento:

11 i. Catarina Francisca [87958]

23. Domingas Francisca, filha de Gonçalo Esteves e Domingas Fernandes , Faleceu antes de 1691.

Notas gerais: no casamento da filha Catarina Francisca, já defunta.

24. Gaspar Carvalho.

Gaspar casou com Ana Ribeira .

Filho/a deste casamento:

12 i. Antonio Carvalho

25. Ana Ribeira



26. João Ribeiro .

João casou com Isabel Martins .

Filho/a deste casamento:

13 i. Maria Martins

27. Isabel Martins

Isabel casou com João Ribeiro.

28. Francisco da Costa, filho de Francisco da Costa e Catarina Antónia.

Notas gerais: do lugar do Souto da freguesia de Santa Marinha da Pedreira


Francisco casou com Maria Mendes a 9 Mai 1626 em Santa Marinha da Pedreira, Felgueiras.

Filhos deste casamento:

i. Antonia Mendes foi baptizada a 2 Nov 1636 em Pedreira, Felgueiras.
14 ii. Amador Mendes

29. Maria Mendes , filha de Martim Mendes e Catarina Antónia, nasceu cerca de 1600 em Santa Marinha da Pedreira, Felgueiras, e faleceu antes de Mai 1675.

Notas gerais: da Barra.


30. Antonio Peixoto, filho de Pêro Martins e Catarina Peixota, foi baptizado a 24 Fev 1606 em São João de Sernande.

Notas gerais: um Antonio Peixoto, lavrador, é testemunha na Refontoura (lugar do Carvalho) de uma hab. de sacerdocio em 1680.

Batismo:
Padrinhos Domingos António, da Nogueira, da freguesia de S.Miguel de Lousada e Margarida Manuel filha de Manuel Dias da torre, freguesia de Varziela.

Foi herdeiro de sua sogra, Clara Antónia Sodré, conforme o assento de óbito daquela.

Do Cimo de Vila

Antonio casou com Maria Sodré a 13 Nov 1638 em São Tiago de Rande.

Filhos deste casamento:

15 i. Antonia Peixota
ii. Manuel Peixoto foi baptizado a 19 Out 1653.

31. Maria Sodré, filha de João Álvares e Clara Antonia Sodré, foi baptizada a 24 Dez 1619 em Cimo de Vila, Rande, Felgueiras,, e faleceu antes de Set 1718.



Sexta geração (Tetravós)


36. Antonio Dinis .

Antonio casou com Francisca Martins .

Filhos deste casamento:

18 i. António Dinis
ii. Francisca Martins

37. Francisca Martins .



38. Sebastião Fernandes, filho de Antonio Fernandes e Maria Francisca, nasceu em Gozende, Lagares.

Notas gerais: moradores do assento da igreja
Já falecido no casamento da filha

Sebastião casou com Catarina Jorge a 12 Nov 1595 em Lagares.

Filhos deste casamento:

19 i. Francisca de Sampayo
ii. Antonio Martins

39. Catarina Jorge], filha de Pedro Jorge e Bárbara Martins, nasceu em Assento da Igreja, Lagares.



40. Manoel Bras.

Manoel casou com Maria Antonia .

Filho/a deste casamento:

20 i. Domingos Bras

41. Maria Antonia

42. Francisco Fernandes .

Francisco casou com Domingas Dias

Filho/a deste casamento:

21 i. Maria Dias

43. Domingas Dias

44. Marcos João

Marcos casou com Catarina Rodrigues

Filho/a deste casamento:

22 i. Antonio João

45. Catarina Rodrigues



46. Gonçalo Esteves Faleceu antes de 1642.

Notas gerais:
ambos já fal. quando do casamento da filha.
Moradores que foram do lugar da Charnequa desta freguesia.

Gonçalo casou com Domingas Fernandes

Filho/a deste casamento:

23 i. Domingas Francisca

47. Domingas Fernandes. Faleceu antes de 1642.



56. Francisco da Costa


Francisco casou com Catarina Antónia a 27 Abr 1602 em Santa Marinha da Pedreira, Felgueiras.

Filho/a deste casamento:

28 i. Francisco da Costa

57. Catarina Antónia

Notas gerais:
do Souto.



58. Martim Mendes, filho de Manuel Mendes e Catarina Pires , nasceu cerca de 1580, e faleceu a 2 Mai 1660 em Santa Marinha da Pedreira, Felgueiras com cerca de 80 anos de idade.

Notas gerais:
Martim Mendes da Barra.

Maria Mendes, filha de Martim Mendes da Barra passa a morar no Souto daí que os Mendes do Souto tem origem nos da Barra.

Martim casou com Catarina Antónia

Filhos deste casamento:

29 i. Maria Mendes
ii. Manuel Mendes

59. Catarina Antónia Faleceu a 21 Mai 1645 em Santa Marinha da Pedreira, Felgueiras.

Notas gerais: da Barra.

Ou Catarina Antunes.



60. Pêro Martins, filho de Bernardo Anes e Senhorinha Martins , Faleceu antes de Nov 1638.

Notas gerais: moradores na igreja de São João de Sernande, já defuntos.

Pêro casou com Catarina Peixota a 31 Jan 1580 em Sernande, Felgueiras.

Filho/a deste casamento:

30 i. Antonio Peixoto

61. Catarina Peixota, filha de Cosme Dias e Catarina Peixoto, Faleceu antes de Nov 1638.



62. João Álvares, filho de Gonçalo Alvares e Sua mulher, nasceu em Revinhade, Felgueiras, e faleceu a 11 Jan 1652 em Felgueiras, Rande.

Notas gerais: Ambos de Cimo de Vila em Rande.


João casou com Clara Antonia Sodré [32955] [MRIN: 15904] a 9 Jan 1617 em São Tiago de Rande.


Filhos deste casamento:

i. Matias Álvares foi baptizado a 28 Fev 1618 em Cimo de Vila, Rande, Felgueiras.
31 ii. Maria Sodré
iii. Ana Sodré foi baptizada a 24 Dez 1625 em Cimo de Vila, Rande, Felgueiras.
iv. Domingas Sodré nasceu a 9 Nov 1631 em Cimo de Vila, Rande, Felgueiras.
v. Catarina Sodré nasceu em Rande, Felgueiras.

63. Clara Antonia Sodré, filha de António Pires e Madalena Sodré, Faleceu a 9 Nov 1664 em Rande, Felgueiras.



Sétima geração (5ºs. avós)


76. Antonio Fernandes .

Antonio casou com Maria Francisca

Filho/a deste casamento:

38 i. Sebastião Fernandes

77. Maria Francisca



78. Pedro Jorge.

Pedro casou com Bárbara Martins

Filho/a deste casamento:

39 i. Catarina Jorge

79. Bárbara Martins.



116. Manuel Mendes Faleceu a 12 Dez 1602 em Santa Marinha da Pedreira, Felgueiras.

Notas gerais:
Casamento
padrinhos Mel Mendes de Aião e Maria de Sousa, da Barra, da freguesia de Santa Marinha da Pedreira.

Óbito:
Disseram-se missas, ofertas de 3 alqueires de milho e centeio e almude de vinho, um carneiro e colação aos padres da freguesia.

Manuel casou com Catarina Pires

Filho/a deste casamento:

58 i. Martim Mendes

117. Catarina Pires Faleceu a 15 Jan 1617.

Notas gerais:
Óbito:
"Aos 15 dias do mes de janeiro do ano de 637 faleceu Catarina Mendes da Barra viuva há de fazer sua alma seu filho Martim Mendes seu herdeiro, dia mes e ano"



120. Bernardo Anes

Bernardo casou com Senhorinha Martins.

Filho/a deste casamento:

60 i. Pêro Martins

121. Senhorinha Martins

122. Cosme Dias

Cosme casou com Catarina Peixoto

Filho/a deste casamento:

61 i. Catarina Peixota

123. Catarina Peixoto



124. Gonçalo Alvares

Gonçalo casou “com sua mulher”.

Filho/a deste casamento:

62 i. João Álvares


126. António Pires, filho de Gonçalo Pires , nasceu cerca de 1560 em Valdemar, Rande, Felgueiras, e faleceu a 24 Dez 1617 em Rande, Felgueiras com cerca de 57 anos de idade.

Notas gerais: de Valdomar em Rande.



António casou com Madalena Sodré

Filhos deste casamento:

i. Margarida Antónia Sodré nasceu em Rande, Felgueiras, e faleceu a 21 Out 1703 em Valdemar, Rande, Felgueiras.
ii. João António Pires
iii. Madalena Sodré nasceu em Valdemar, Rande, Felgueiras, e faleceu antes de Nov 1632.
63 iv. Clara Antonia Sodré
v. Ana Sodré Faleceu a 30 Jan 1640 em Unhão, Felgueiras.
vi. Pero António Pires Faleceu antes de 25 Mai 1641.
vii. Domingas Sodré Faleceu a 5 Mai 1641 em Maipica, Unhão.
viii. António Pires nasceu em Valdemar, Rande, Felgueiras.
ix. Maria Sodré nasceu a 10 Dez 1574 em Valdemar, Rande, Felgueiras.

127. Madalena Sodré nasceu em São Tiago de Rande, e faleceu a 30 Ago 1607 em Rande, Felgueiras.

Notas gerais: de Rande.




Oitava geração (6ºs. avós)


252. Gonçalo Pires , filho de Gregório Pires nasceu cerca de 1540 em Valdemar, Rande, Felgueiras.



Teve os seguintes filhos:

126 i. António Pires
ii. Bárbara Pires nasceu cerca de 1753 em Valdemar, Rande, Felgueiras.


Nona geração (7ºs. avós)


504. Gregório Pires nasceu cerca de 1510 em Valdemar, Rande, Felgueiras.


Teve o seguinte filho:

252 i. Gonçalo Pires





Fontes consultadas:

- ANDRADE, Mário de. Padre Jesuíno do Monte Carmelo. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1963.
- Arquivo da Arquidiocese de São Paulo: Índice de dispensas matrimoniais 1672-1919
- Arquivo Distrital do Porto: Registros Eclesiásticos de Felgueiras: batismos, casamentos e óbitos.
- Sítio: http://geneall.net
- Troca de e-mails com o pesquisador Ribeiro de Araujo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os antepassados de Domingos de Sousa Rocha e a origem da família Sousa Rocha de Viamão

A família Sousa Rocha, especialmente localizada em Viamão, mas também com ramificações em outras cidades, como São Borja, tem como seu patri...