segunda-feira, 26 de julho de 2021

Primeiros assentos de Crismas de Viamão/RS: 1783 - 1800

 

Primeiros assentos de Crismas da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Viamão/RS (1783 - 1800)



Este é o primeiro livro conhecido em que foram lançados os assentos dos crismados da freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Viamão, segunda cidade mais antiga do Estado mais meridional do Brasil, o Rio Grande do Sul (à época, Capitania do Rio Grande de São Pedro). Observamos que no primeiro livro dos batismos de Viamão e que abrange o período de 1747 a 1759, crismas são citadas junto ao batismo de duas crianças: Francisco, filho de José Pinto Bandeira e Bernarda Gonçalves, batizado em 5 de abril de 1752 (“a criança foi crismada") e Benedita, filha de João de Magalhães e Maria Moreira Maciel, batizada em 9 de abril de 1755 (“Em crisma mudou o nome de Benedita em Ana”). Não se sabe onde terão sido crismadas, mas pode se supor que o sacramento tenha sido administrado fora da Capitania, em Laguna, Santa Catarina, local de partida dos pais, dois conhecidos desbravadores do Sul do Brasil.

O período abrangido é de 13 de julho de 1783 a 14 de fevereiro de 1800. O contexto inicial, é de uma vila que há dez anos havia deixado de ser capital da Província (1763-1773) e de 36 anos da criação da freguesia. O bispo responsável pelo sacramento é Dom José Joaquim Justiniano Mascarenhas Castelo Branco, bispo do Rio de Janeiro, cujo mandato abrange todo o período das crismas e o ultrapassa:1773-1805. A administração do sacramento será feita por visitadores autorizados pelo bispo.


D. José Joaquim Justiniano Mascarenhas Castelo Branco 



Os assentos aqui apresentados constituem a primeira parte de um livro no qual, em sua parte seguinte, foram registrados os batizados de Viamão do mês de julho de 1813 ao mês de março de 1820.

No primeiro conjunto de crismas, ao longo dos meses de julho a novembro de 1783, em dezessete sucessivas cerimônias (treze semanas), foram crismados 1008 fregueses de Nossa Senhora da Conceição de Viamão, pelo visitador Dr. Vicente José da Gama Leal:

  • Domingo, 13/07/1783, 46 crismados.
  • Domingo, 20/07/1783, 96 crismados.
  • Sexta-feira, 25/07/1783, 94 crismados.
  • Sábado, 26/07/1783, 256 crismados.
  • Domingo, 27/07/1783, 115 crismados.
  • Domingo, 03/08/1783, 90 crismados.
  • Domingo, 17/08/1783, 45 crismados.
  • Domingo, 24/08/1783, 61 crismados.
  • Sexta-feira, 29/08/1783, 2 crismados.
  • Domingo, 31/08/1783, 24 crismados.
  • Domingo, 07/09/1783, crismados.
  • Segunda-feira, 08/09/1783, 21 crismados.
  • Domingo, 28/09/1783, 39 crismados.
  • Segunda-feira, 29/09/1783, 22 crismados.
  • Domingo, 12/10/1783, 29 crismados.
  • Domingo, 26/10/1783, 10 crismados.
  • Domingo, 02/11/1783, 14 crismados.


Seguem-se duas outras semanas de 359 crismas em 31 de dezembro de 1796 e o primeiro dia de janeiro de 1797, tendo agora Agostinho José Mendes dos Reis como visitador:

  • Sábado, 31/12/1796, 290 crismados.
  • Domingo, 01/01/1797, 68 crismados.


Finalmente, em três momentos do mês de fevereiro de 1800 registram-se as últimas 135 crismas deste livro, administradas pelo visitador Bento Cortês de Toledo:

  • Domingo, 02/02/1800, 37 crismados.
  • Sexta-feira, 07/02/1800, 46 crismados.
  • Sexta-feira, 14/02/1800, 52 crismados.


A interrupção da transcrição das crismas neste livro deve-se a uma escolha  administrativa do visitador, conforme vê-se anotada ao final da transcrição desses assento, eu cito:



"Aos vinte nove de Setembro e aos dois de Outubro de=

mil oitocentos e tres, nesta Igreja Matris de Nossa Senhora da

Conceição de Viamão. Adeministrando nella o Sacramento da

Confirmação o Muito Reverendo Senhor Vezitador=

Agostinho José Mendes dos Reis com Faculdade do

Excellentissimo e Reverendissimo Senhor Dom Joze Joa=

quim Justiniano Mascarenhas Castel Branco, Bispo

Diocezano, tive ordem de não lançar neste livro o Rol dos

Chrismados, o qual mereporto - Freguezia de Nossa Senhor

ra da Conceição de Viamão 5 de outubro de 1803//

O Vigario Vicente Estacio Pereira Roriz"

"Visto em Vizita. Como se acha sem servicio, euzo

este livro, o aplico que Servira para asentos dos

Baptizados das peçoas Livres, sendo o que actualm.te

serve, atendendo a pobreza da Fabrica. N. Snr.a da

Conc.m de Viamão 31 de Dezembro de 1811

[RUBRICA]"


Ao todos, registram-se as crismas de 1501 indivíduos. Em sua maioria, administrada aos brancos livres da freguesia (ou seja, os não identificados como escravos, ex-escravos ou ameríndios). Nos primeiros livros, registra-se a presença de alguns ameríndios (referidos genericamente como “Guaranis”). Ao final de cada transcrição diária das crismas registram-se a crisma dos escravos (incluídos entre eles, com menos frequência, os filhos de ex-escravos alforriados).
As idades variam significativamente, crismando-se desde crianças com poucos meses, até os jovens, adultos e os idosos da freguesia. Solteiros e casados. Vê-se um esforço por parte da Igreja em crismar toda a população carente do sacramento, na freguesia e mesmo em freguesias vizinhas, como as de Porto Alegre e de Santo Antônio da Patrulha (“Guarda Velha”).


Abertura do livro de Crismas pelo Visitador Dr. Vicente José da Gama Leal, em 1783.



Em geral, entre os brancos livres nomeiam-se os pais das crianças e dos jovens solteiros (à exceção dos “expostos”, em que se indicam os que os adotaram, e dos filhos naturais, geralmente nomeando apenas a mãe). Com muito menos frequência, nomeiam-se pai e mãe dos adultos solteiros e, muito raramente, dos casados; registram-se sua origem, se desta freguesia, de outras freguesias da província , de outras partes do Brasil ou fora dele.
Quanto aos escravos, raramente registram-se o nome dos pais e, em boa parte, vê-se anotada a sua origem: desta freguesia, de outras regiões do país ou de sua “origem” no continente africano, com os conhecidos termos: Monjolo, Benguela, Angola, Guiné, etc. (colocamos o termo entre aspas – “origem” – já que, possivelmente, correspondam mais ao entreposto onde foram negociados e sequestrados do que necessariamente a uma origem étnico cultural).
Procurou-se, nessa indexação, a maior fidelidade possível à fonte primária, apresentando-se todos os dados disponíveis no documento original. Os prenomes foram atualizados, conforme é o padrão em indexações deste tipo: facilita-se a busca por nomes e ignora-se idiossincrasias do escrivão e a falta de regras rígidas na ortografia dos nomes. A ordem apresentada é a das páginas no original (as quais estão aqui referidas, para melhor consulta à fonte primária), ainda que estejam desordenadas em alguns poucos casos, como nos três primeiros registros: o primeiro deles começa em 13 de julho de 1782, segue-se o do dia 3 de agosto de 1783 e retorna-se aos 20 de julho de 1783. Quaisquer observações colocadas à margem dos registros estão aqui indicadas na última coluna.
Quaisquer dúvidas, sugestões ou correções poderão ser encaminhadas através do e-mail ou do formulário, indicados na barra à direita da página.
Por conta do tamanho da tabela, optou-se por indicar o link para sua consulta do que colocá-la diretamente no blog. É o que segue:



Fontes consultadas:

  • Arquivo Histórico da Cúria Metropolitana de Porto Alegre - Viamão, Nossa Senhora da Conceição, Livro 7 dos Batismos, pp. 1-115 (Crismas). Consultado em: familysearch.org

Um comentário:

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