terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Primeiro livro de Casamentos de Viamão: 1748-1785

Os registros de casamento de Viamão presentes no Projeto Resgate de Fontes Paroquiais da UFRGS abrangem o período de 1747 a 1759 (Denominadas no Projeto como “folhas 1 a 76v.”). O livro, entretanto, abrange assentos do período de 1747 até 1785, dispostos desordenadamente.

José Lutzenberger, Igreja de Viamão Antiga. Aquarela.


Apresentamos aqui os registros previamente indexados pelo supracitado projeto e o complementamos com o restante das páginas não constante no projeto resgate. Além disso, fizemos uma revisão, junto à documentação original, dos registros já indexados em tal projeto, corrigindo ou complementando quando necessário.

A atribuição de número das folhas (coluna “Folha”) é o fornecido pelo Projeto Resgate. Como não fomos capazes de identificar tal numeração no documento original entre os registros que não estão presentes no referido Projeto (à exceção de algumas poucas páginas ao final do livro), não optamos por não manter a numeração naqueles inéditos que aqui indexamos. Seguimos a ordem das folhas tais como estão digitalizadas no site Family Search [familysearch.org], e não de forma cronológica, pois nos pareceu que essa é a forma como o livro encontra-se atualmente depositado na Cúria Metropolitana de Porto Alegre. Assim, a coluna “Registro” está ordenada de acordo com a ordem no site familysearch.org, assim como a coluna “Referência no Family Search” indica a imagem digitalizada pelo Family Search, bem como se se trata da página à esquerda (“esq”) ou aquela da direita (“dir”) na imagem digitalizada.
Os registros não indexados pelo Projeto Resgate, por escaparam ao escopo temporal do referido Projeto, e que foram indexados por nós, estão identificados com a sigla “NIPR” (‘Não Indexado no Projeto Resgate’), na coluna “Folha”.

As informações que originalmente constavam nos assentos mas foram apagadas ou destruídas pelas condições do livro foram, quando possíveis, recolhidas em documentação coeva (batismos, óbitos e habilitações de casamento) e colocadas entre chaves: [ ].

Os trechos que não tivemos capacidade de transcrever foram colocados entre chaves com reticências: […]

Eventuais informações não constantes no documento original, mas que complementam, corrigem ou esclarecem o documento original foram colocadas na coluna “Outras informações”.

Informações constantes no documento original e que expandem o comum do assento (nome dos nubentes, data, nome dos pais), tais como declarações sobre determinadas condições dos nubentes, trajetórias de vida, etc., foram colocadas na coluna “Nota”.

Referência no Family Search:
Brasil, Rio Grande do Sul, Registros da Igreja Católica, 1738-1952> Viamão> Nossa Senhora da Conceição> Matrimônios 1748, Fev-1777, Jan

Endereço no Family Search:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939N-H2C3-H?wc=M78N-JNL%3A371594701%2C371567402%2C371803701&cc=2177295

Autoria:
Transcrição dos registros inéditos, revisão dos registros do Projeto Resgate, notas e complementos: Vinícius Oliveira Godoy.
Transposição para Planilha de dados dos registro no Projeto Resgate: João Batista Lopes da Silva.

 Acesso ao trabalho:

Primeiro livro de Casamentos de Viamão (1748-1785) 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os antepassados de Domingos de Sousa Rocha e a origem da família Sousa Rocha de Viamão

A família Sousa Rocha, especialmente localizada em Viamão, mas também com ramificações em outras cidades, como São Borja, tem como seu patri...